![]()
Os amantes da corrida de montanha já podem se programar. Saiu calendário 2012 de competições.

A temporada do próximo ano promete muito agito para quem curte montanhas. Serão 17 provas entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
A grande novidade de 2012 é que o Circuito Brasileiro de Corridas de Montanha vai estrear em Maratonas. A primeira delas será dia 13 de outubro, em Igagatu, distrito de Andaraí, na Chapada Diamantina. Além de também estrear no estado baiano, a prova promete reunir maratonistas de todo o país.
A Copa Paulista terá 11 etapas e o start será dia 29 de janeiro, em Mairiporã, seguido por São Sebastião, Paranapiacaba, Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, São Roque, Paraíbuna, Piquete, Atibaia, Mogi das Cruzes e, por fim, São Bento do Sapucaí, em 25 de novembro. E este ano, a novidade é a premiação por faixa etária na modalidade Curto e o ranking TopTen, direcionado aos 10 primeiros das provas curtas.
Para quem é do Rio de Janeiro, o Circuito Carioca será em pontos corridos, em três etapas, começando em Petrópolis, passando por Paraty e encerrando em Maromba/Itatiaia.
Para os mineiros, a competição terá uma única etapa, em formato de meia maratona, que vai acontecer em Extrema. Considerada por muitos a prova mais difícil do Brasil no segmento, os atletas percorrem 24k a noite, em pleno mês de julho.
Para os catarinenses, a competição estadual da modalidade acontece em março na capital, Florianópolis. Já no Distrito Federal haverá uma prova de revezamento em montanhas na Fazenda Toboquinha, com distâncias de maratona, meia maratona e o tradicional 12k.
Confira o calendário oficial:
29/01 – Copa Paulista I Etapa – Pico do Olho D’água, Mairiporã/SP
26/02 – Copa Paulista II Etapa – Serra do Mar, São Sebastião/SP
17/03 – Campeonato Catarinense – Litoral Catarinense, Florianópolis/SC
24/03 – Copa Paulista III Etapa – Serra de Paranapiacaba, Santo André/SP
15/04 – Campeonato Carioca I Etapa – Pedra do Elefante, Petrópolis/RJ
29/04 – Copa Paulista IV Etapa – Pico do Itapeva, Campos do Jordão?SP
27/05 – Copa Paulista V Etapa – Pico Agudo, Santo Antônio do Pinhal/SP
10/06 – Campeonato Carioca II Etapa – Serra do Mar, Paraty/RJ
24/06 – Copa Paulista VI Etapa – Ski Park, São Roque/SP
14/07 – Campeonato Mineiro – Pico dos Cabritos, Extrema/MG
29/07 – Copa Paulista VII Etapa – Morro da Antena, Paraibuna/SP
26/08 – Copa Paulista VIII Etapa – Fazenda Santa Lídia, Piquete/SP
16/09 – Campeonato Carioca – III Etapa – Serra de Itatiaia, Maromba/RJ
30/09 – Copa Paulista IX Etapa – Pedra Grande, Atibaia/SP
13/10 – Maratona de Montanha – Chapada Diamantina, Igatu/BA
21/10 – Copa Paulista X Etapa – Pico do Urubu, Mogi das Cruzes/SP
25/11 – Copa Paulista XI Etapa – Serra do Coimbra, São Bento do Sapucaí/SP


